Estação Integrada do Brás

Estação Integrada do Brás

A Estação Integrada do Brás, conhecida originalmente também como Estação Roosevelt ou Estação do Norte, é uma estação ferroviária de integração entre os trens da CPTM e do Metrô de São Paulo, localizada no bairro do Brás, no município de São Paulo.

A primeira estação foi construída em 16 de fevereiro de 1867, chamada de "Braz" pela SPR. Em 6 de novembro de 1875 a Estrada de Ferro do Norte (antecessora da Estrada de Ferro Central do Brasil) construiu sua estação terminal ao lado da estação da São Paulo Railway (SPR), que se chamava Estação do Norte.

Em 1945 teve seu nome alterado para "Roosevelt", em homenagem ao presidente americano Franklin Roosevelt, morto naquele ano. Nos anos 1950 o governo assumiu as linhas da SPR, unificando a administração das mesmas, criando a RFFSA.

Nos anos 1980, com a construção da Linha Leste Oeste (atual Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo), a estação ferroviária se integrou com a recém-inaugurada estação do metrô, formando a Estação Integrada Brás.

Em 1994 a CPTM assumiu a administração dos trens de subúrbio e reformou a estação. Após a reforma, o nome Roosevelt deixou de ser utilizado oficialmente, e a estação passou a ser chamada de Brás, da mesma forma que a estação original da SPR.




  Sobre o EncontraBrás
Fale com EncontraBrás
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Brás no Facebook siga o Encontra Brás no Twitter Encontra Brás no Google+


Termos EncontraBrás | Privacidade EncontraBrás