Sobre o Brás

bairro do Brás

Brás é um distrito situado na região central da cidade brasileira de São Paulo, a leste do chamado centro histórico da capital paulista. Apesar de sua posição geográfica, pertence à Região Administrativa Sudeste, visto que o bairro integra a subprefeitura da Mooca.

Estação do Brás nos anos 30


Atualmente, trata-se de uma região muito conhecida no Brasil pelo comércio de roupas, especialmente nas imediações do Largo da Concórdia e da rua Oriente. Em sua área, possui também um grande número de galpões e plantas industriais desativadas. Além de ficar a menos de 3km do Mercadão SP.

O distrito é atendido pela Linha 3 (Vermelha) do Metrô de São Paulo e pelas linhas 10, 11 e 12 da CPTM.


Formação

Porteira do Brás nos anos 50

O nome Brás, teve origem do proprietário das terras onde se formou, que se chamava José Brás, que se tornou um benemérito.

O Bairro Brás desenvolveu-se em torno da igreja de Bom Jesus do Brás, e era, até o início do século XX, dividido em dois bairros distintos: Brás (próximo ao que hoje é o centro de São Paulo), e Marco (abreviatura de Marco de Meia Légua), que ficava na região onde hoje existe a estação Bresser-Mooca do metrô.


Tornou-se no início do século XX uma referência de bairro da comunidade italiana (comemoração das festas de Nossa Senhora de Casaluce e São Vito), e da comunidade grega (com a Igreja Ortodoxa Grega), comunidade armênia, com forte presença de indústrias (especialmente próximo às ferrovias) e madeireiras (região da rua do Gasômetro).

bairro do Brás
Com o tempo essas características foram-se modificando, com o aumento do contingente de nordestinos na região próxima ao Largo da Concórdia, ponto em que operava a estação terminal da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Atualmente é um distrito essencialmente voltado à indústria e ao comércio de confecções, com forte presença de elementos das comunidades coreana e boliviana.


A presença de um comércio de características populares também é grande, especialmente nas avenidas Rangel Pestana e Celso Garcia, por serem tradicionais vias de passagem de moradores da zona Leste que trabalham no centro da cidade.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Brás na cidade de São Paulo.

Blog do Guia do Bairro Brás

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias do Brás por email
 

Limites - Bairros Vizinhos - Centro

Bairros: Cambuci, Centro de São Paulo, Glicério, Liberdade, Mooca, Belenzinho e Pari

Ruas: Rua 25 de Março

Dados Principais sobre o Brás

População 26.587 hab. (2000)
Renda média R$ 1.240,11
IDH 0,868 - elevado
Subprefeitura Mooca - www.prefeiturasp.org
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica Centro Expandido

Vídeo sobre o bairro do Brás
Veja mais vídeos sobre o Bairro do Brás

Mapa Brás - Ver outros: Mapa São Paulo

 

Moradores ilustres do Brás

 

   

  Sobre o EncontraBrás
Fale com EncontraBrás
Anuncie no EncontraBrás
Cadastre sua Empresa no EncontraBrás (grátis)


Termos EncontraBrás | Privacidade EncontraBrás


Bandeira da cidade de São Paulo