Cine Oberdan no Brás - 1930 & 2010

Cine Oberdan no Brás
(foto atual do antigo ine Overdan)
O Cine Oberdan no Brás foi Inaugurado em 1927 e era uma sala elegantíssima, luxuosa e estava entre os cinemas mais modernos em sua época.

Decorado com grandes estátuas, teto ricamente ornamentado com azulejos portugueses e com uma cúpula que se assemelhava a do Teatro Municipal, era uma sala que vivia lotada tanto em seus horários noturnos como em suas concorridas matinês.

Tudo ia muito bem até o fatídico dia 11 de abril de 1938, quando uma “travessura” de um garoto deu início a uma tragédia que contabilizaria 32 mortos (31 crianças e 1 mulher).

Para ir ao banheiro, um garoto que assistia à matinê cansou de esperar o lanterninha e colocou fogo em um pedaço de papel. Uma pessoa que assistia ao filme viu a chama e pensou que se tratava de um incêndio, e gritou “fogo!”.


Imediatamente começou uma correria desesperada que provocou todas essas mortes, a maioria por pisoteamento.

A tragédia abalou mas não fechou o cinema que prosseguiu funcionando mais algumas décadas. Após um período fechado, o imóvel foi adquirido pela loja Zelo que mantém o imóvel intacto em sua arquitetura externa até os dias de hoje

Cine Oberdan no Brás
(foto antiga do Cine Oberdan)

Cine Oberdan no Brás
Endereço: Rua Firmino Whitaker, 66 (atual 95) - Bairro Brás - SP
 




  Sobre o EncontraBrás
Fale com EncontraBrás
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Brás no Facebook siga o Encontra Brás no Twitter Encontra Brás no Google+


Termos EncontraBrás | Privacidade EncontraBrás